Domingo, 24 Outubro 2021 | Login
Bahia com Tudo - Medrado

Bahia com Tudo - Medrado

Em meio à paisagem semiárida do nordeste brasileiro, de formações rochosas e caatinga, surge um oásis de águas verdes e cristalinas, com vegetação exuberante e fauna diversificada: é a região do Cânion do Xingó. As terras que foram palco do Cangaço e abrigaram o bando de Lampião e Maria Bonita recebem hoje milhares de turistas em busca deste refúgio natural.

O município de Canindé de São Francisco, localizada a 213 km de Aracaju, e a cidade histórica de Piranhas, a 280 km de Maceió, são as portas de entrada para quem deseja conhecer o Complexo Turístico do Xingó, que congrega, além de Sergipe e Alagoas, também o estado da Bahia.

Relatório anual de previsões feito pela empresa de segurança revela que instituições financeiras e do varejo irão sofrer com o cibercrime no próximo ano.

Salvador, 04/11/2014 – A Trend Micro, líder em tecnologia na era da nuvem, divulgou seu relatório anual de prognósticos “Previsões da Trend Micro Security para 2015 e além: O invisível se torna visível”, e destaca que ataques direcionados se tornarão frequentes em mais países no próximo ano. Isso acontecerá porque os hackers usuais tiveram sucesso ao encontrar vítimas por todo o mundo. Além disso, o relatório alerta sobre outras sete ameaças previstas para o próximo ano, incluindo bancos e sistemas de pagamento.

De acordo com o documento, campanhas de ataques direcionados irão continuar a se multiplicar em 2015, depois dos cibercriminosos terem conseguido violações notáveis por meio dos ataques direcionados nos Estados Unidos. Os especialistas em defesa de ameaças preveem que hackers de países como Vietnã, Reino Unido e Índia irão persistir no uso de ataques direcionados e serão vistos ataques contra países não tradicionais, como identificado recentemente contra organizações baseadas na Malásia e na Indonésia.

“O que estamos vendo hoje não é uma grande surpresa, mas sim medidas brutais e muito rápidas que os cibercriminosos estão utilizando para roubar informação”, diz Raimund Genes, CTO da Trend Micro. “Seguindo o sucesso dos ataques direcionados realizados por cibercriminosos chineses e russos, muitos hackers de outros países irão considerar os ciberataques como um método mais prático de conseguir um ponto de apoio dentro de uma organização. Além disso, com o grande número de violações de dados que surgem diariamente, é possível presumir que elas serão essencialmente consideradas como um ramo comum no cenário atual de segurança”.

Ameaças relativas a atividades bancárias continuarão se tornando mais severas na medida em que os ataques do cibercrime contra instituições financeiras emergem, por isso, instituições bancárias e financeiras devem implementar autenticação de dois fatores para serviços online.

“O ecossistema de pagamento irá continuar evoluindo”, diz JD Sherry, vice-presidente de Tecnologia e Soluções da Trend Micro. “Nós continuaremos a ver os autores das ameaças tentando manipular o NFC – Near Field Communication – à medida que certas plataformas ganham destaque – devido ao seu número de seguidores e à tendência dos usuários de adotarem a maior, melhor e mais recente tecnologia”.

Destaques do relatório de previsões para 2015:

• Mais cibercriminosos se voltarão para darknets – rede fechada a um grupo privado de pessoas – e fóruns de acesso exclusivo para compartilhar e vender crimeware.
• Ciberatividade maior irá ser traduzida em melhores, maiores e mais bem sucedidas ferramentas e tentativas de hackeamento.
• Kits de exploração irão ter como alvo o Android, uma vez que as vulnerabilidades móveis têm um papel maior na infecção de dispositivos.

O corpo do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Gilberto Farias, começou a ser velado às 14h desta quinta-feira (6), na sede da Fieb, que fica no bairro do Stiep, em Salvador. Carlos Farias, de 67 anos, irmão do empresário Paulo César Farias, o PC Farias, morreu na última quarta-feira (5), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 16 de outubro por conta de uma infecção após cirurgia no quadril.

De acordo com informações da assessoria da Fieb, estão presentes na cerimônia familiares, amigos e personalidades, como José Carlos Lyra de Andrade, presidente da Federação das Indústrias de Alagoas; Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai; e Antonio Ricardo Alvarez Alban, 1º vice-presidente da FIeb.

O velório se encerrará às 19h, quando o corpo de Carlos Gilberto Farias será levado ao cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, onde às 11h30 desta sexta-feira (7) será cremado em cerimônia reservada à família.

Políticos e entidades lamentam

Assim que a notícia da morte de Carlos Farias se espalhou, na última quarta, políticos divulgaram nota de pesar sobre o acontecimento.
O governador Jaques Wagner abordou o legado de Gilberto Carlos Farias em seis meses de gestão. "A Bahia está de luto com a perda deste grande empreendedor. Desde que assumiu a Fieb, há pouco mais de seis meses, procurou trazer dinamismo à instituição, buscando maior valorização para os pequenos e médios empresários da capital e do interior do nosso estado", lembrou. Ele assumiu a gestão da Fieb e do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB) em abril deste ano, após eleições no mês de janeiro.

O governador em exercício e senador eleito, Otto Alencar, falou sobre o perfil administrativo de Farias. "A Bahia perde um grande empresário que por sua capacidade e compromisso foi eleito para assumir, neste ano, a Fieb, entidade que representa a indústria baiana. Manifesto o mais profundo pesar e solidariedade aos membros da família, amigos e aos integrantes da Fieb", disse.

Em nota, o prefeito de Salvador, ACM Neto, citou o legado do empresário. "Contribuiu muito para o desenvolvimento da Bahia, não apenas pela geração de empregos, mas, principalmente, por se dedicar anos e anos à integração entre as micro, pequenas, médias e grandes empresas", afirmou.

"Carlos Gilberto Farias foi um modelo de industrial e de cidadão por suas ações em favor do desenvolvimento do setor e do país, tendo prestado inestimável contribuição na Presidência do Conselho Temático da Agroindústria (Coagro) desta Confederação", disse o presidente Robson Braga de Andrade, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em nota. "Ele nos lega importante exemplo com sua vida de empreendedor e por sua importante atuação nas entidades de classe", acrescentou.

Histórico

Carlos Gilberto Farias nasceu na cidade de Quebrangulo, no Alagoas, e era engenheiro agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba. Era casado e deixa três filhos. Farias era empresário do ramo do agronegócios e fundou e Agrovale, empresa produtora de açúcar, etanol e bioenergia com sede em Juazeiro, no norte da Bahia.

Ele foi presidente do Sindicato da Indústria de Produtores de Açúcar e Álcool do Estado da Bahia desde 1990, presidente do Conselho das Agroindústrias do Brasil, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), além de presidente da União dos Irrigantes do Sub-Médio São Francisco.

Era membro titular do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e do Comitê Técnico Consultivo para o Desenvolvimento da Agricultura Irrigada do Ministério da Integração Nacional. Ocupava ainda a função de membro titular do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, do Conselho Deliberativo do Sebrae e do Conselho de Ciência e Tecnologia.

O responsável pelo disparo que matou o professor de Educação Física, George Lázaro Carvalho Nascimento, 29, se apresentou nesta quinta-feira (6) ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O corretor de imóveis Dagerlan Araújo de Souza, 28 anos, cometeu o crime por ciúmes, mas o pivô do conflito e a motivação do crime ainda não foram esclarecidos. Dagerlan já era procurado por ter atirado contra o rosto de George nesta segunda (5), na Rua Francisco Góes Calmon, por volta das 7h30. Ele chegava ao local de trabalho, a Academia Planeta Água Azul, quando foi abordado pelo corretor, que estava em uma moto amarela. Testemunhas afirmaram à polícia que ele já aguardava pelo professor, o que foi confirmado pelo líder comunitário Domingos Moreira. "O que nos foi relatado é que havia um homem sentado, esperando ele chegar. Aí abordou ele e atirou. Para mim, como não roubaram nada, eu acho que pode ter sido execução”, disse o líder comunitário. Segundo o delegado que fez o levantamento cadavérico, Alberto Schramm, a hipótese de latrocínio foi inicialmente cogitada porque a vítima foi encontrada com seus pertences presos ao braço. Com informações do jornal Correio.

O Supremo Tribunal Administrativo de Portugal considerou que o sexo, ao longo dos anos, perde a importância, e por isso, reduziu o valor de uma indenização concedida a uma mulher de 68 anos que não consegue mais manter relações sexuais com o marido por causa de um erro médico. Para o tribunal, a vida sexual de um jovem é mais importante do que a de uma pessoa de 50 anos. A mulher ingressou com a ação com pedido de indenização após ser submetida a uma cirurgia para retirada das glândulas de Bartholin, que ficam junto aos genitais femininos. No procedimento, um nervo foi lesado e as sequelas são irreversíveis. A cirurgia foi recomendada após ela tentar fazer tratamentos diversos contra a doença bartholinite. Na época, ela tinha 50 anos. A lesão a deixou com incontinência urinária e intestinal, perda da sensibilidade na área genital e muitas dores. Em uma investigação médica, foi descoberta a lesão, que é irreversível. Na ação, a mulher alega que teve que deixar o trabalho de empregada doméstica e contratar uma ajudante para cuidar da sua casa, já que as dores a impede de fazer tudo sozinha. Ela ainda relatou um profundo sofrimento com fim de sua vida sexual, que a fez se sentir menos mulher. Além disso, as dores e a necessidade de usar fraldas por conta da incontinência a isolaram do convívio social e familiar. A mulher passou a sofrer de depressão e chegou a cogitar o suicídio algumas vezes. Em primeira instância, a Justiça reconheceu o dano e determinou o pagamento de indenização de 172 mil euros (quase R$ 540 mil) por danos morais e materiais. O Supremo Tribunal Administrativo reduziu a indenização para 111 mil euros (quase R$ 350 mil). O Tribunal Superior considerou que antes da cirurgia, a doença já fazia com que ela sofresse com as dores. Sobre os danos materiais, a Justiça considerou que ela não conseguiu comprovar o prejuízo financeiro com o erro médico. Os magistrados ainda consideraram que a sexualidade aos 50 anos não tem importância. “Importa não esquecer que a autora, na data da operação, já tinha 50 anos e dois filhos, isto é, uma idade em que a sexualidade não tem a importância que assume em idades mais jovens, importância essa que vai diminuindo à medida que a idade avança”, diz a decisão, que estabeleceu em 50 mil euros (cerca de R$ 155 mil) a indenização por danos morais. Em entrevista à imprensa portuguesa, os advogados dela prometeram levar a questão para a Corte Europeia de Direitos Humanos.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, será convidado pelo Senado a prestar esclarecimentos sobre denúncias de fraude no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Como se trata de convite, a presença do ministro será facultativa.

A Polícia Federal investiga a possibilidade de mais de 6 mil pequenos agricultores de Santa Cruz do Sul (RS) terem sido vítimas de fraude em contratos de financiamento pelo programa do governo federal. Eles teriam sido enganados na contratação do empréstimo; não receberam o dinheiro, mas ficaram com a dívida. O desvio é estimado em R$ 79 milhões.

"Uma entidade contratava o empréstimo, dava uma declaração em branco. A procuração era assinada pelo agricultor e a entidade que os representava tomava o empréstimo, mas não repassava para eles. Esse agricultor ficou só com a dívida e em situação de desespero. Penso que seja conveniente a Comissão de Agricultura levantar o problema para preservar um dos instrumentos mais importantes de política agrícola", justificou a autora do requerimento, senadora Ana Amélia (PP-RS).

Além do ministro, a comissão convidará representantes do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e do Banco do Brasil, a fim de obter esclarecimentos sobre a investigação. Está prevista uma visita a Santa Cruz do Sul para ouvir depoimentos dos agricultores que teriam sido prejudicados.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou no mês passado uma carta secreta ao líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, destacando o interesse comum dos dois países na luta contra militantes do Estado Islâmico no Iraque e na Síria, revelou o "Wall Street Journal" nesta quinta-feira (6).

De acordo com a reportagem do jornal, a carta enviada em meados de outubro dizia que a cooperação entre os EUA e o Irã na luta contra o grupo militante estava atrelada a um acordo a ser firmado entre o Irã e outras nações sobre seu programa nuclear.

O jornal citou pessoas com conhecimento da carta. O texto afirma que autoridades do governo se recusaram a comentar o assunto com o jornal.

"Funcionários do governo não negaram a existência da carta quando questionados por diplomatas estrangeiros nos últimos dias", escreveu a publicação.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse nesta quinta-feira que a política norte-americana para o Irã não foi alterada, acrescentando que não poderia comentar sobre correspondências privadas entre Obama e um líder mundial.

Miriam Leitão entrevistou o governador Geraldo Alckmin, reeleito no primeiro turno para conduzir o estado de São Paulo nos próximos quatro anos. O estado enfrenta a pior crise hídrica da história do país. Mesmo assim, o governador encarna a figura de um dos principais líderes do PSDB e de toda a oposição.

Alckmin recebeu Miriam Leitão no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, para falar sobre a seca de São Paulo, a dificuldade de ser oposição no Brasil e a expectativa para os próximos anos.

Sobre a falta de água, Alckmin disse: “São questões localizadas. O que nós fizemos para enfrentar a seca e com antecedência? Primeiro, lançamos o bônus, em fevereiro, há dez meses O único governo do Brasil que disse: ‘economize, faça uso racional da água e ganhe um prêmio’.”

O governador disse que o racionamento é “tecnicamente inadequado”, e explicou: “A seca foi a maior seca dos últimos 84 anos. E ela pegou uma faixa do Sudeste. Não é São Paulo inteiro. O sul de São Paulo não teve nenhum problema de chuvas. O problema foi o noroeste do estado, o sul de Minas Gerais e um pouco o Triângulo Mineiro”.

Alckmin também falou sobre a ajuda do governo federal em seu governo. “O que caracteriza a federação é a parceria entre os entes federativos. E nós precisamos ser republicanos. O dinheiro do governo do estado não é do PSDB. É do contribuinte. O recurso federal não é do PT. Ele é do contribuinte brasileiro. É da população que paga impostos. Então, os recursos devem ir aonde há necessidade”, afirmou.

Condenada a pagar R$ 5 mil por danos morais ao juiz João Carlos de Souza Correa, do Tribunal de Justiça do Rio, parado por ela numa blitz da Lei Seca no Leblon (zona sul) em fevereiro de 2011, a servidora do Detran-RJ Luciana Tamburini conseguiu arrecadar mais de R$ 11 mil numa "vaquinha" online, em menos de 24 horas. Luciana havia processado o magistrado, que dirigia uma Land Rover sem placa e sem carteira de habilitação, alegando que ele agiu com abuso de autoridade ao lhe dar voz de prisão. Mas a Justiça entendeu o contrário: que ela é quem abusou do poder conferido pelo Detran. A frase de Luciana "juiz não é Deus", dita ao PM chamado por Correa para levá-la a uma delegacia, foi citada na decisão do desembargador José Carlos Paes, da 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, da última sexta-feira, 31. Ele considerou que a agente foi ofensiva e debochada. Para o Detran-RJ, Luciana cumpriu o papel devidamente. Correa já foi parado na blitz da Lei Seca uma outra vez e se recusou a passar pelo teste do bafômetro. Ele foi investigado pela corregedoria do Conselho Nacional de Justiça - o órgão não divulga detalhes porque "os processos foram arquivados" e corriam em sigilo. Nem Correa nem Paes se pronunciaram sobre o assunto, tampouco o TJ-RJ. Já fora das blitze de rua, Luciana, de 34 anos, formada em administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), agora estuda direito e sonha ser delegada. Ela pretende recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a condenação.

Quinta, 06 Novembro 2014 21:00

Ney Matogrosso Lança CD e DVDs

Aos 73 anos, na estrada com o show "Atento aos Sinais" desde fevereiro de 2013, Ney Matogrosso diz sentir, naturalmente, mas não se preocupar muito com a passagem do tempo. Reinventor de si mesmo - como Tom Zé, que artisticamente parece nunca envelhecer -, o cantor traz implícita essa ordem de vida "sem mistificação", mas com marcas incisivas, em canções como "A Ilusão da Casa" (Vitor Ramil), "Vida Louca Vida" (Bernardo Vilhena/Lobão), "Noite Torta" (Itamar Assumpção), "Roendo as Unhas" (Paulinho da Viola) e "Todo Mundo o Tempo Todo" (Dan Nakagawa).

Com imagens e projeto gráfico fiéis ao deslumbre da produção no palco, o show sai agora em CD ao vivo e DVD, dirigido por Felipe Nepomuceno pela Som Livre. Simultaneamente, o Canal Brasil lança o documentário "Olho Nu", com direção de Joel Pizzini. Em ambos os projetos, a nudez é uma metáfora libertária - pela atitude política que pauta a carreira de Ney desde o início - e não por acaso Nepomuceno explora enfaticamente os movimentos sensuais do cantor no show, em ângulos e detalhes que poucos veem da plateia. Ney diz que deu algumas sugestões nos dois filmes, mas, coerentemente, não interveio na linguagem dos diretores. "Todas as interferências que Felipe fez no DVD acho muito interessantes. Ele captou o espírito da coisa de sexualidade do show e acentua isso. Achei até ousado da parte dele assumir aquilo que filmou, porque está um pouco demais, mas não me incomoda, não tenho nada contra."

Ney Matogrosso lança CD e DVDs

Sem medo de arriscar como outros intérpretes têm, Ney põe em cena uma série de canções novas, inéditas ou esquecidas de autores também pouco conhecidos do grande público e o lado B de compositores consagrados como Itamar Assumpção, Dan Nakagawa, Rafael Rocha e Alberto Continentino, Beto Boing, Paulo Passos, Jerry Espíndola, Alzira E, arrudA, Vitor Ramil, Caetano Veloso, Pedro Luís, Criolo e Paulinho da Viola.

Depois deste trabalho, pela primeira vez, Ney diz não ter em mente outro projeto de disco ou show. "E não estou preocupado com isso. Tinha uma ansiedade de colocar tudo para fora e que misteriosamente desapareceu e não estou preocupado com o próximo passo." No entanto, há em andamento um projeto de seis DVDs reunindo seus grandes encontros com outros intérpretes. "Há até um dueto meu com João Gilberto cantando Curare (Bororó) uma das coisas que senti falta disso no documentário Olho Nu", lembra.
a

Pagina 1 de 7